Ter amigos é muito bom!!

domingo, 24 de abril de 2011


 Agradeço à Deus porque o título desse post tem sido verdade em minha vida.Deus tem colocado pessoas em meu caminho que completam toda essa experiência de estar fora de casa e longe do país:Brasil.


Antes de vir para cá, tinha alguns receios quanto a toda a receptividade que eu teria quando chegasse cá..no entanto, mesmo encontrando outra cultura, hábitos, rotinas diferentes, tenho aprendido muito e como recompensa, tenho colhido boas amizades.

Um dos textos da filosofia que mais me chamam a atenção sobre a amizade  é o tratado de Aristóteles : Ética a Nicomaco que tive o primeiro contato quando li o livro "Os dez mandamentos da Ética "de Gabriel Chalita.Esse livro , que inclusive indico para quem quer ter uma iniciação ao estudo da ética de forma suave é bem interessante.

Pois bem , nesse tratado, Aristóteles divide a ética em virtudes e cujo destino final de sua prática a busca pela felicidade.Porém uma característica bem interessante e que se pararmos pra pensar um pouco..a felicidade pode ser um estado de espírito e..num café filosófico que participei cá no Porto a algumas semanas, o filósofo me fez uma pergunta:Se pensarmos num maior momento de felicidade que já tivemos,somos capazes de recordar algum em que não haja ninguém a partilhar?!!

Pois bem, ainda não encontrei nenhum momento de tamanha felicidade em que eu esteja completamente só, e isso é o que Aristóteles destaca , a amizade é uma virtude essencial, nessa nossa busca humana bela felicidade, pois é na amizade que encontramos o equilíbrio e conseguimos compartilhar o que realmente é felicidade.E quando falo em amizade pode ser os mais diversos laços que unem as pessoas.

"A justiça e a amizade possuem os mesmos fins, mas considera-se a amizade superior a justiça, pois a justiça é utilizada para contornar nossos atos em relação ao próximo que não conhecemos. Com os nossos amigos não precisamos de justiça, pois a natureza da amizade nos é completa, como mais autêntica forma de justiça."

Aristóteles ainda escreve:  "A amizade não é apenas necessária, mas também nobre, pois louvamos os homens que amam os seus amigos e considera-se que uma das coisas mais nobres é ter muitos amigos. Ademais pensamos que a bondade e a amizade encontram-se na mesma pessoa." (Aristóteles, Ética a Nicômaco, Martin Claret, p. 173)

Por fim, este post é uma homenagem a todos os novos amigos que tenho feito nessa nova caminhada..Pessoas que tem me acolhido com confiança e muito carinho neste tempo cá ...coloco abaixo abaixo algumas fotos dessas pessoas que são meus amigos..e muito obrigado pelo privilégio de ser tão honrado em contar com vossa consideração AMIGOS:

PS:Alguns com quem ainda não tenho fotos..tomei a liberdade de invadir o Facebook e copiar suas fotosehehehhe e deixo também um muito obrigado a todos os colegas da Bioegenharia quem tem muito me ajudado dessa caminhada!!!!E aos amigos do GBU.....uma turma muito fixe!!!

























1 comentários:

Anônimo disse...

Dani-el!
é muito bom conhecer a galera na viagem, néah?

os receios são naturais e necessários.
o importante é vencer o "medo" da primeira vez, criar experiências com os perrengues e zazzz e zazzzz... mesmo pq a primeira vez a gente nunca esquece, se é que vc me entende. hahahaaaaáíiii

Postar um comentário