Essa é uma pergunta interessante pensando ainda mais na fase em que me encontro: a universidade, no meio do curso.Quando se ouve falar em intercâmbios, geralmente se fala e até existem incentivos para se realizar quando ainda se está no ensino médio ou nos dois primeiros anos de faculdade, porém acho, nem sempre temos maturidade o suficiente para encaramos essa oportunidade.De qualquer forma, não vou entrar muito nesse mérito, até porque se eu tivesse tido a oportunidade de ter feito já um intercâmbio anteriormnte, já o teria feito.
Assim, voltando para a questão título deste post, estive pesquisando vários blogs e sites na net para uma maior embasamento e aqui começo uma miscelânea de textos bem legais e que se completam.
Segundo Daniel Adjunto do blog (http://www.dialogosuniversitarios.com.br) e eu confirmo :estudar fora é desejo de muitos universitários. Poucos sabem, no entanto, que as universidades brasileiras possuem programas de intercâmbio que possibilitam a seus alunos estudar em outro país. A viagem pela universidade pode sair mais barata do que por empresas de intercâmbio, você sabia?
Os programas de intercâmbio são oferecidos tanto por instituições públicas quanto por particulares. Elas têm o objetivo de promover uma internacionalização de seus alunos, de modo que eles tenham experiências diferentes das que normalmente vive.
O intercâmbio funciona de forma diferente entre as instituições. De maneira geral, as universidades particulares possuem convênios com universidades estrangeiras de forma a reduzir, em parte, a mensalidade paga pelos estudos. Algumas instituições oferecem bolsas-auxílio para alimentação, moradia e transporte.
O programa das universidades públicas permite que seus alunos continuem sem pagar nada pelos seus estudos em uma universidade fora do país. Há aquelas que também oferecem bolsas-auxílio para os intercambistas.
Como funciona?
A graduação no exterior pode ocorrer de três formas. É possível cursar as matérias normais do currículo de cada curso e aproveitar os créditos ou tentar um acordo com a instituição para ter disciplinas não-comuns às universidades. Ainda há a opção preferida pela maioria dos intercambistas: a de conseguir dois diplomas. O aluno recebe um diploma brasileiro e outro estrangeiro.
A duração do intercâmbio varia conforme o edital referente a cada programa. O mais comum são os que duram um semestre.
Processos de seleção
As universidades brasileiras são conveniadas com algumas universidades de outros países. Cada instituição brasileira possui departamentos ou assessorias que cuidam dos assuntos internacionais, como o intercâmbio. Dessa forma, divulgam em seus sites (confira no final da matéria) os programas que estão com inscrições abertas.
Feita a inscrição, inicia-se o processo seletivo. A seleção se constitui de algumas etapas, entre elas prova do idioma do país escolhido, entrevista pessoal com representantes da instituição e análise de notas ou menções na faculdade brasileira.
Aprovado, o aluno dá início aos procedimentos burocráticos, como passaporte e visto. Caso não tenha atendido aos requisitos da seleção, é possível participar de um outro processo que acontece, provavelmente, no semestre seguinte.
Diferencial no mercado
Estudar em outro país é um diferencial considerável no currículo pessoal e profissional. Ao vivenciar uma nova cultura, um outro idioma e diferentes visões de mundo, o intercambista abre o seu leque de percepções da vida real. “As empresas de grande porte contam muito se os candidatos a estágio ou trainee fizeram um intercâmbio, pois elas são mais articuladas e mais abertas ao mundo”, afirma Caroline Borges, diretora executiva do grupo SPOT.
Assim, depois de de toda essa introdução pode-s dizer, baseando-se no texto de Kelly Henao e Daniel Samoilovich da Associação Columbus (http://www.iesalc.unesco.org.ve/) assim, Sabemos que o currículo acadêmico é considerado o principal veículo para transferir conhecimentos, atitudes e habilidades. Neste sentido, para conseguir que os estudantes se graduem com habilidades internacionais e multiculturais, são requeridas estratégias concretas que transformem os conteúdos curriculares, as formas de ensinar, as experiências de aprendizado dentro da aula e os métodos de avaliação.Assim, a possibilidade de um intercâmbio cultural na graduação consegue contemplar toda essa necessidade.
Objetivo do intercâmbio
Em vários post lidos a dica primordial é o que você do intercâmbio : experiência pessoal, aprendizado do idioma estrangeiro, férias ou entretenimento, formação profissional etc. Depois de definido esse objetivo que podemos considerar como o principal o passo é definir qual o melhor programa se adequa as suas expectativas.
Tipos de intercâmbio
No blog (http://www.intercambiocultural.org/tipos-intercambio.htm) encontrei as principais definições para intercâmbio:
- Intercambio - Descrição mais informal e comumente utilizada para se referir a Intercâmbio Cultural.
- Intercâmbio Cultural - Termo global que se aplica à absoluta maioria dos tipos de intercâmbio onde o objetivo é a troca de conhecimentos, línguas e culturas.
- Intercâmbio de Inglês - Estudar, aprender, praticar ou aperfeiçoar o segundo idioma num outro país. Fazer um curso de Inglês no exterior.
- Intercâmbio de Espanhol - Estudar, aprender, praticar ou aperfeiçoar o idioma Espanhol num outro país como Espanha, Argentina, Chile, México. Fazer um curso de Espanhol no exterior em um país que tenha essa língua como seu idioma oficial. Após o Inglês, aulas de espanhol são as mais populares nos curso de idiomas no exterior.
- Intercâmbio Escolar - O mesmo que intercâmbio para estudar High School no Exterior.
- Intercâmbio de Escolas - Alunos de diferentes escolas em diferentes países passam uma temporada no país daqueles outros alunos.
- Intercâmbio de Colégios - Similar a Intercâmbio de Escolas, alunos de diferentes colégios em diferentes países passam uma temporada no país daqueles outros alunos.
- Intercâmbio de Estudantes - Intercâmbio no Exterior onde dois alunos passam uma temporada na casa do outro, posteriormente invertendo suas permanências.
- Intercâmbio Educacional - O mesmo que Intercâmbio Cultural podendo se aplicar tanto a cursos de idiomas no exterio quanto a colegial no estrangeiro.
- Intercâmbio de Universidades - Intercâmbio onde o estudante estuda em universidades no exterior. Em alguns casos raros pode té mesmo receber Bolsas de Estudos.
- Intercâmbio de Faculdades - Se refere a Intercâmbio de Universidades, mesmo embora os termos Faculdade e Universidade não tenham o mesmo significado.
- Intercâmbio Acadêmico - Similar a Intercâmbio de Universidades mas se referindo prioritariamente a cursos de elevado nível acadêmico, daí o nome, como Pós-Graduação, Especialização ou PhD no exterior.
- Intercâmbio Científico - Intercâmbio onde o aluno, já com elevados conhecimentos técnicos, estuda em um estabelecimento de ensino superior no exterior ou trabalha sem remuneração em empresas de tecnologia de ponta no exterior.
- Intercâmbio Profissional - Intercâmbio para executivos no exterior, com cursos de idiomas como Business English ou MBA no Exterior.
- Intercâmbio de Trabalho - Intercâmbio onde o intercambista, já com um elevado conhecimento do idioma daqule país, trabalha temporariamente em uma empresa loca, geralmente temporariamente e sem remuneração.
- Intercâmbio Laboral - Intercâmbio onde o intercambista, já com um elevado conhecimento do idioma daqule país, trabalha temporariamente em uma empresa loca, geralmente temporariamente e sem remuneração. O mesmo que Intercâmbio de Trabalho.
- Intercâmbio de Empresas - Similar a Intercâmbio de Trabalho.
- Intercâmbio de Estudo e Trabalho - Intercâmbio onde o estudante realiza a parte inicial de sua temporada aprimorando o idioma daquele país e consecutivamente trabalha em uma empresa local, geralmente como estagiário sem remuneração.
- Intercâmbio de Férias - Intercâmbio onde estudantes, já com pelo menos o nível intermediário de Inglês ou outro idioma, viajam ao exterior nas férias para trabalhar por exemplo em estações de esqui ou acampamentos de verão ou parques temáticos como a Disney/Disneylândia.
- Intercâmbio de Verão - Intercâmbio de Férias realizado exclusivamente no Verão do hemisfério Norte.
- Intercâmbio de Inverno - Intercâmbio de Férias realizado exclusivamente no Inverno do hemisfério Norte.
- Intercâmbio do Rotary - Intercâmbio de Férias realizado exclusivamente no Inverno do hemisfério Norte. Este intercâmbio Não é gratuito como muitos pensam existindo diversos custos que devem ser pagos antecipadamente pelo intercambista.
- Intercâmbio no Brasil - Programa de intercâmbio sem sair do Brasil onde o estudante brasileiro recebe um intercambista estrangeiro em sua casa, lhe proporcionando acomodação e alimentação gratuitamente, por exemplo. O estudante brasileiro ganha em troca a mesma possibilidade de viajar para aquele país ou algum outro e permanecer por período semelhante. Cada um arca com sua passagem aérea, seguro de viagens e todos os outros gastos pessoais.
- Intercâmbio Sem Viajar ao Exterior - Intercâmbio realizado no Brasil geralmente em acampamento de férias onde somente se fala Inglês ou Francês ou Espanhol.
- Intercâmbio Gratuito / Grátis - Intercâmbio no Brasil (veja acima) onde o estudante brasileiro recebe um intercambista estrangeiro o qual paga integralmente suas despesas, incluindo acomodação e alimentação. Entretanto, esses valores são unicamente para cobrir despesas e não têm como objetivo serem geradores de lucros. O estudante brasileiro, sem obrigatoriedade, pode viajar ao exterior, para se hospedar com aquele intercambista ou qualquer outro naquele programa, mas também deve arcar integralmente com suas despesas, inclusive passagem aérea.
- Intercâmbio Brasil Austrália - Intercâmbio onde estudantes do Brasil viajam para estudar na Austrália. Não exije reciprocidade de cotas de alunos nem de alunos da Austrália virem ao Brasil.
- Intercâmbio Brasil Canada - Intercâmbio entre estudantes universitários ou não de Brasil e Canadá.
- Intercâmbio no Exterior - Intercâmbio realizado fora do Brasil.
- Intercâmbio Uni-Lateral / Unilateral - Intercâmbio onde os intercambistas de apenas um país vão ao outro para algum tipo de intercâmbio ou troca de experiências onde Não há a necessidade nem obrigatoriedade de intercambistas daquele país virem ao Brasil.
- Intercâmbio Bi-Nacional / Binacional - Intercâmbio onde os intercambistas de um país vão ao outro para algum tipo de intercâmbio ou troca de experiências e posteriormente intercambistas daquele país vêm ao Brasil.
- Intercâmbio Entre Países - Intercâmbio Bi-Nacional / Binacional.
- Intercâmbio Oficial - Intercâmbio criado por Governos de países, como Brasil e Japão, onde como neste caso, um certo número de estudantes do Brasil são escolhidos para viajar ao Japão com praticamente todas as despesas pagas com verbas oficiais, inclusive passagem aérea. Inclui várias visitas oficiais e os intercâmbios são geramente realizados em instituições públicas. Em troca o Governo Brasileiro proporciona o mesmo para estudantes do Japão que vêm ao Brasil.
- Intercâmbio ESL - O mesmo que Intercâmbio de Inglês já que ESL significa English as a Second
Language ou Inglês Como Segunda Língua. Não confundir com a grafia incorreta Intercâmbio ELS.
- Intercâmbio Online / On-Line / On Line - Intercâmbio pela Internet.
- Intercâmbio pela Internet - Aprendizado de idiomas por Chat, VoIP, MSN Live, Skype e fórums de discussão na Internet entre participantes residentes em diferentes países conversando ou trocando mensagens em um idioma que não é o deles.
- Intercâmbio Para Aposentados - O mesmo Intercâmbio para maiores de 50 anos.
- Intercâmbio Para a Terceira Idade - O mesmo Intercâmbio para maiores de 50 anos.
- Intercâmbio Para a Melhor Idade - O mesmo Intercâmbio para maiores de 50 anos.
- Intercâmbio Para Maiores de 50 Anos - Intercâmbio para pessoas maiores de 50 anos de idade, o qual geralmente inclue mais excursões e atividades do que cursos formais de lingua. O mesmo que Intercâmbio para Aposentados, Terceira Idade e Melhor Idade.
- Intercâmbio para Intercambistas - Pleonasmo de Intercâmbio.
- Intercâmbio para Intercambiáios - Outro pleonasmo de Intercâmbio.
- Intercâmbio de Aperfeiçoamento - Intercâmbio de aperfeiçoamento de inglês
- Intercâmbio "de Sofá" - Intercâmbio receptivo onde um viajante fica hospedado na casa de um cidadão local, na maioria das vezes gratuitamente.
- Intercâmbio de Segund Grau - Cursar o Segundo Grau (antigo Magistério), ensino médio no exterior. O mesmo que fazer High School num país estrangeiro.
- Intercâmbio em Casa de Família - Passar uma temporada no exterior se hospedando em uma Casa de Família estrangeira, sem a obrigatoriedade de estudar em um curso de idiomas. O tempo fora é utilizado com passeios, turismo e excursões que geralmente o próprio estudante determina enquanto o tempo na casa é quando se realiza o intercâmbio cultural daquele local. O estudante arca com todas suas despesas, pagando a família por mês onde estão incluídos acomodação, refeições (geralmente café da manhã e jantar), lavanderia, por exemplo. As atividades externas do estudante são também de sua própria responsabilidade. O aprendizado do idioma é adquirido no tempo junto com a família e durante suas saídas, sendo portanto adequado para jovens e adolescentes mais independentes as que preferem um local seguro para sua acomodação..
- Intercâmbio em Homestay - O mesmo que Intercâmbio Cultural em Casa de Família já que Homestay, em Inglês, significa Casa de Família, em Português.
- Intercâmbio de AuPair / Au-Pair / Au Pair - Intercâmbio onde o intercambista mora e trabalha na casa de uma família anfitriã no exterior tomando conta de crianças.
- Intercâmbio de Estudos - Intercâmbio com o objetivo de atualização acadêmica mas também relativa ao aprendizado de Inglês.
- Intercâmbio de Ensino Médio - O mesmo que Intercâmbio de High School ou de Segundo Grau no Exterior.
- Intercâmbio Outbound - Intercâmbio realizado fora do Brasil, no exterior.
- Intercâmbio Inbound - Intercâmbio receptivo realizado dentro do Brasil, com intercambistas vindos do exterior.
- Intercâmbio Exportador - O mesmo que Intercâmbio Outbound.
- Intercâmbio Receptivo - O mesmo que Intercâmbio Inbound.
- Intercâmbio de Longa Duração - Intercâmbio ou curso no exterior com duração mais extensa, geralmente superior a seis meses.
- Intercâmbio de Curta Duração - Intercâmbio ou curso no exterior com duração mais curta, geralmente a um mês ou simplesmente algumas semanas.
- Intercâmbio em Navios - Intercâmbio ou curso de idiomas realizado ou curso acadêmico realizado a bordo de um navio com duração geralmente de quatro a seis meses, com direito a diversas paradas em pontos turísticos marítimos no exterior para cursos rápidos ou excursões. Os estudantes pagam integralmente pelo curso.
- Intercâmbio em Cruzeiros - Intercâmbio de trabalho realizado a bordo de um navio de cruzeiro com duração geralmente de alguns dias a vários meses. Os estudantes recebem salário por seu trabalho mas não realizam curso no navio pois já têm de estar fluentes em pelo menos um idioma estrangeiro.
- Couchsurfing / Couch Surfing - Por favor veja Intercâmbio de Sofá acima.
Assim, depois desse monte de definições, o programa ao qual me inscrevi é um tipode mobilidade envolvendo um acordo de cooperação entre universidades.
Pra finalizar..aceito sugestões ae de textos e também segue abaixo link de um blog bem legal ..onde na aba mátérias e depois viagens, você encontra relatos de intercâmbios das mais diversas formas e tempos e nos mais variados destinos..vale a pena bisbilhotar.
http://www.dialogosuniversitarios.com.br/banner.php?id=771
0 comentários:
Postar um comentário