Um dia de festas: Conhecendo Amorebieta-Etxano e o povo Vasco

domingo, 11 de dezembro de 2011


Andava sem tempo para continuar a escrever minhas aventuras, e agora ainda ando com menos tempo, mas é um momento de reflexão e de lembrar bons momentos, então vale a pena poder compartilhar mais um parte das minhas aventuras.

E voltando a sequência da viagem, estava eu muito animado com toda aquela novidade que aconteceu na minha viagem.  Se você não sabe o que aconteceu, leia o post anterior.

O dia começou genial, com meu grande e novo amigo Roberto... que após um passeio com os cães pela pequena mata que rodeia o chalé onde eu estava me convidou para um belo almoço com suas filhas e o namorado de uma delas, o Hodei.


Realmente é fantástico viajar e conhecer pessoas tão abertas, "easy going", e o melhor amigáveis. Sinto saudades, pois apesar de pouco tempo em que convivemos, foram momentos que deixaram boas marcas e pode sentir um pouco o que é a cultura Vasca.

Para minha sorte, nesse domingo acontecia as festas de Etxano, que é um pequeno vilarejo, que eles chama de bairro e que possui uma beleza peculiar nas casas. A Maria me convidou a ir com eles, dizendo que seria um festival de tortilhas, e dai já pensei num tipo de feira, com várias barraquinhas a vender tortilhas de diversos sabores e blá..blá..blá mas era muito mais legal do imaginei....íamos fazer as tortilhas.

Uma experiência única que foi super divertida e tive a oportunidade de conhecer pessoas super receptivas e ainda mergulhar na cultura local, oportunidade única.

O detalhe disso tudo era que existiam algumas regras, que tornavam ainda mais saboroso participar deste festival, ahh..não era exatamente um, depois descobri,era um concurso de quem fizesse a tortilha mais saborosa.

E o primeiro desafio era fazer fogo, pois tinha de se usar lenha e o fogo era para ser feito artesanalmente, sem o uso de isqueiro ou fósforo, era pedra com pedra até gerar a faísca e aparecer fogo!!!!!
E esse tipo de concurso, que faz parte das festas do vilarejo, é um costume Vasco e muito familiar, onde vê se pessoas de várias gerações reunidas a se divertir. O povo Vasco é tão fascinante que possuem uma língua própria, mesmo estando dentro da Espanha e não só uma língua, mas uma cultura, comportamentos e costumes totalmente peculiares e que muito me fascinaram.

Além do desafio de se fazer fogo primitivamente, o grande segredo é que na tortilha feita com ovos e batatas o único tempero permitido é o sal.
Dessa forma o sabor e a cor de cada tortilha varia conforme a quantidade de ovos, a origem desses ovos (se são de granja ou caseiros) além da qualidade da batata. 

O legal dessa experiência é que colocamos literalmente a mão na massa e nos divertíamos muito.  Creio que esse é um dos maiores prazeres que a comida pode proporcionar as pessoas, a comensalidade.
Não foi a nossa a tortilha considerada a mais bonita e gostosa, no entanto, depois de todo o trabalho, que foi mais uma diversão, a melhor hora..hora de saborear o que fizemos. Assim se formaram grandes mesas e as pessoas conversavam e saboreavam aquelas deliciosas tortilhas totalmente caseiras..




Como se não bastasse, a festa estava só a começar. Depois do grande banquete de tortilhas com pimentões, salaminho, chouriço e muito vinho, começariam outras competições que retratam a cultura Vasca. Era legal porque ao mesmo tempo em que as pessoas falavam em castelhano, também falavam em euskera, a língua Vasca, que por sinal é muiiiito difícil. 
 
 Vieram então competição de lenhadores, onde quem rachava o tronco de uma árvore era o ganhador; competição de bois que conseguiam arrasta um peso de mais de 1 tonelada por mais tempo num determinado percurso, depois cabritos e a noite veio chegando.




Pois é a noite chegou e dai alguém me pergunta...como é que se escreve caipirinha em português?! É porque queremos fazer umas caipirinhas para vender agora a noite...um chill out..e no final o que aconteceu foi essa imagem que vocês vêem..eu ..eu..inacreditavelmente eu preparando caipirinhas... foi realmente super divertido e o mais diferente disso tudo era que para amassar o limão como só tinha um almofariz, eu usei mesmo um cabo de martelo ehehhehehe

Mais um dia de aventura perfeito, conheci pessoas extraordinariamente de bem com a vida, super amigavéis, me diverti muito, comi comidas diferentes e participei de um momento cultural..quer mais..nem precisa de mais nada...mas tamos no ínicio da grande aventura...mais coisas boas e surpresas ainda vou ter e espero compartilhar com você.











0 comentários:

Postar um comentário