Aventuras ..perdido em Coimbra

quinta-feira, 15 de setembro de 2011


 A espera por um carro não me fez desanimar, afinal a viagem tava só começando. Cheguei de trem e agora a expectativa era encontrar meu primeiro host em couchsurfing. Sim ..é um momento meio estranho onde o destaque sempre é a curiosidade de como será a pessoa quem vai te receber. 


Pra quem nunca ouviu falar desse ambicioso e sensacional projeto, vou escrever um só parágrafo, pois num futuro post vou falar especificamente sobre e também todos aqueles que tiverem paciência e curiosidade, também poderam ler um pouco sobre as minhas várias experiências em toda essa aventura de férias, onde surfei  em diversas casa..

O detalhe é que muita gente confunde couchsurfing com hotel grátis..um espaço free, seguro, limpo e tranquilo para passsar a noite  enquanto viaja. Enquanto que o segredo real é uma experiência que ultrapassa o lugar pra dormir, porque você tem a oportunidade de conhecer o local onde está com os olhos de alguém que vive ali, você tem a oportunidade de aprender costumes sem a necessidade de um guia, você aprende  coisas que talvez nunca pensaria em aprender, prova sabores diferentes e o melhor e penso o fundamental, constrói uma nova amizade, o que pra mim é formidável.

Desembarquei em Coimbra e liguei pro Guilherme, meu futuro host e depois das coordenadas, subir o morro com minhas duas big mochilas:começa o martírio eehhehe. Que nada, começa a aventura e um grande teste de resistência, afinal não é todo dia que se carrega uma mochila com uns 25 kg nas costas e outra com 10kg na frente...

O encontro foi muito tranquilo, o cara me aparentou ser descolado, na boa e espero que a primeira impressão seja  real.....

Na verdade somos, nós seres humanos cheios dessas coisas, impressões, pré - conceitos, dúvidas!? Quando na verdade somos nós os responsáveis por propiciar um ambiente agradável e a questão é se estamos ou não abertos a conhecer o diferente. Quando falo isso, não necessariamente precisamos compreender tudo que o outro quer nos transmitir sobre si, mas o principal é respeitar o que o outro diz, mesmo sem concordar.

Divaguei um pouco pra mostrar que o meu espírito quando decidi fazer essa viagem era agir sem pré conceitos e o importante estar aberto a aprender, aprender em toda e qualquer situação, circunstância e agir sem medo e ver no que vai dar eheheh..

O encontro foi de boa, conversamos um pouco e ele tinha coisas a resolver, então despachei meu carma: as mochilas e bora " bater perna", caminhar pela cidade, reconhecer território. No caminho sempre estou a observar tudo em busca do diferente e encontrei uma pequena loja que vendia comida e alguns produtos de higiene pessoal com embalagens de antigamente e que me chamou muito a atenção.

Pra quem vai a Coimbra, e gostaria de conhecer esse espaço, fica na ladeira que sai em frente a Igreja da Sé Vellha. Realmente curioso e o retrô sempre me fascina .
Fascina porque é uma criatividade diferente e os padrões de marketing não apregoavam só a questão da busca pela corpo perfeito ou por um consumismo exagerado como hoje temos..nem tudo era descartável. É como aquela cultura de utilizar o vidro de onde veio o extrato de tomate pra fazer de copo pra beber água ...quem no Brasil nunca teve em casa um desses copos?! Caco Antibes diria: " isso é coisa de poooobre"!!!!!

Mas toda a gente usava, e ainda hoje, quando se encontra embalagens de vidro desse tipo, eu mesmo aqui no Porto tinha um...
e na mesma linha pra relembrar...a famosa dentifrício...que pra quem não sabe é o mesmo que pasta dental ...Esse encontro do antigo com o moderno é demais e na verdade se pararmos pra pensar sempre encontramos  essa mistura, o que enriquece  ao meu ver o momento atual.

E pra finalizar esse encontro, o melhor café, À Brasileira. pra quem não sabe, ao ler, pensa que se trata de uma propaganda do café brasileiro, mas não....à brasileira, era o modo que antigamente se fazia o café e até hoje em alguns lugares utilizam e é o nome de um belo e famoso café em Braga. Esse modo à brasileira utiliza uma cafeteira simples e comum, que na verdade de brasileira não tem nada hehe, porque na verdade essa cafeteira é italiana e tem o nome de " MOKA". E o segredo dessa cafeteira é o processo de extração do café. 

De acordo com o blog gastronomiaecafe.blogspot.com, a MOKA utiliza o método de percolação, onde a água fervente na parte inferior da cafeteira entra bem contato com o pó de café, por meio de uma válvula de vapor e é impulsionado para a parte superior formando um creme parecido com o expresso.
Experimentei em vários lugares e realmente o sabor, na verdade a textura do café é diferente, e apesar de alguns pensarem ser arcaico, é prático e o resultado final é melhor que o café feito ao coador  de extração convencional.

O passeio em Coimbra foi um começo sensacional. Cada dia a cidade me revelava lugares novos e aqui comecei a respirar história, ciência, artes e lógico ..me divertir. Quando viajo sou extremamente curioso, e sou daquelas pessoas que se tem a oportunidade, entra em toda portinha que encontra aberta pra xeretar e ver o que tem de diferente.

Nas subidas e descidas, sempre um novo flash..é eu sei..sou viciado em fotos, e tenho alguns amigos que até perdem a paciência..mas minha memória é curta, e só com fotos pra reviver tudo denovo...

Quando posto imagens de todas as minhas viagens, tento expressar o quão feliz foi minha estadia naquele lugar e o que de novo pode revelar ao viajante, no entanto, não consigo aqui fazer um verdadeiro guia de Turismo porque pra isso precisaria de mais informações...na verdade também de mais tempo e penso que cada lugar se revela ao visitante de uma forma diferente, por isso compartilho minhas diferentes poses pra fotos e as belas paisagens de fundo ehehhe
 
 
 Apesar de turística e super badalada, Coimbra foi um lugar onde pude encontrar diversos recantos para apreciar a paisagem e refletir sobre os meus objetivos nesse início de viagem, o como estou, e o que procuro, e como penso estar ou quero estar quando voltar.

Uma coisa, de antemão posso dizer: o ócio é essencial..o não fazer engrandece o homem e a alma agradece. Foi nesse momento que pensando..decidi parar de pensar.


A rotina nos absorve de uma forma que muitas vezes esquecemos de para, respirar, e pensar ou pensamos demais e agimos de menos. Quando na verdade talvez precisamos e não pensar, não querer e deixar acontecer acontecer, ou como a música do Martinho da Vila diz..tem  tempos que precisamos deixar a vida nos levar...e somente viver.

 Pois é, sempre queremos e decidi não querer..pelo menos naquela tarde..e foi dificíl exercício..mas de grande aprendizado...


 
Foram 3 dias desbravando essa histórica cidade. Meu host estava um pouco ocupado, então geralmente passavamos a noite conversando...e tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre quem era o Guilherme... conterrâneo.. ..brasuca.....belorizontino..fotógrafo fissurado em novidade..e um guri cheio de histórias... e ansioso pra começar sua aventura: o caminho de Santiago de Compostela....

 
É..sei..já falei demais e sei que nem todo mundo vai ter paciência de ler tudo isso, mas ...sabe quando bate aquela inspiração e também quero ter registrado isso..pra daqui alguns anos dar uma lida..relembrar ..e reviver..matar saudades...é bao também sô!!!

É muito divertido quando se está a caminhar e observar a arquitetura das lojas e antigos casarões...revelam tanta imponência e fico pensando que histórias podem ter se passado por ali....qual foi a inspiração pra tantos detalhes, o que queriam os construtores ou os proprietários dizer pra quem iria admirar tudo aquilo!?!?!?Uma arte rebuscada  e imponente.


Pois bem ..falei demais..e vou dar uma pausa..agora mais fotos e fotos ...não dá pra postar tudo, no entanto algumas curiosas e que acho que se destacam vão aparecer ....então que comece o show....ahhhhhh





























Aqui começam as fotos da Universidade velha de Coimbra..simplesmente um espetáculo...as fotos não ficaram muito boas porque foram fotos complicadas ehhehehe se é que se pode dizer isso... mas algo que tinha que compartillhar com vocês e  então vai...





a Biblioteca Joanina é realmente divina...muitos sabem que sou aficcionado por livros e que meu sonho e ter uma biblioteca com livros lidos por mim...e ali..mergulhei num mundo mágico...




























 A aventura em Coimbra está chegando ao fim, e pra fechar de forma clássica..acordamos as 5 da matina pra irtomar café no mercado municipal e fui brindado com um grande espetáculo de senhoras idosas e suas belas barraquinhas de frutas, verduras e legumes...









Então...chegou a hora..denovo na estrada...sou brasileiro e não desisto nunca...e dessa vez vai dar ceto...cartaz na mão rumo a Visou/Guarda ou salamanca...marinheiro de primeira viagem...muitos nomes num mesmo cartaz...confunde o motorista....mas ....






.......o jeito é esperar...e ter muita paciência..sol escandante , mochila pesada..mas um sonho e a esperança de uma grande aventura que só tem escrito a introdução e o primeiro capítulo....ainda tem muita água pra rolar debaixo da ponte hehhehee e depois de tanto esperar...esperar ..esperar..um carro...não parou ehhehe
 É realmente não parou, a despedida...primeira de muitas...ele segue o caminho de Santiago e eu as aventuras de um brasuca perdido na Europa.....ehheheheh


Aguardem o próximo post....a continuação!!!!!

0 comentários:

Postar um comentário