Perdido na Europa: por um acaso Ciudad Rodrigo

sexta-feira, 16 de setembro de 2011



Aperte o play e vamos comigo rumo a Espanha ...e a aventura só está a começar!!!!!!!!!!



Coimbra deixou saudades, mas ainda tem muita coisa, cidade e pessoas pra conhecer...e como disse no último post, dessa vez, pé na estrada e paciência...pois só saio de Coimbra de carona...palavra de honra. 

Foi necessário paciência, muita, muita, muita paciência. Imaginem: sol escaldante, uns 34 graus, depois de ter andado quase 1 hora para chegar na saída da cidade antes de entrar na autopista, com uma pequenina mochila de quase 40kg nas costas e muito ânimo..isso foi verdade, o ânimo e a ansiedade pela aventura me motivavam a cada hora que passava, quando depois de 3:30h de espera, um carro parou...alegria, euforia, curiosidade, tudo ao mesmo tempo.

Tondela
O engraçado dessa história foi que o primeiro carro a parar era de um brasileiro também, que já vive cá em Portugal a alguns anos, Altemar estava com sua esposa Elisangela e seus dois filhos, criancinhas ainda (Camila e Thales), e me acolheram no último assento que sobrava no carro. Foram 65 km com eles até uma cidade chamada Tondela..e ai a coisa começou a ser surpreendente e me encher de ânimo e euforia. 

Espero inacreditáveis 5 minutos e a Claudia e o Pedro me levaram até Viseu...depois de uns 25km, esse amável casal me deixou na saída de Viseu pra autopista..o que foi sensacional....
Viseu
Sensacional porque sai do carro deles, peguei meu cartaz e levantei ao céu..e o Domingos se ofereceu a me levar dali até Mangualde..foram quase 15km de emoção..adrenalina..isso porque ele tava num mercedes e andava numa velocidade de 185km/h. Imaginem só, que meeeeeedoo..ainda bem que foi curto o caminho! Aquela coisa, na frente, nessa velocidade, e com uma pessoa que acaba de conhecer o coração acelerou; era a pitada de emoção que ainda faltava ehhehe

Mangualde





Que alívio quando chegamos a Mangualde, de verdade..Ufa!!!!!!!!! Mais 5 minutos de espera e o José e o Luis, que estavam numa furgoneta de transportar frutas me levaram até Guarda. Foram 63km com dois jovens super dinâmicos e de bem com a vida.




Guarda


Em Guarda um pit-stop..mochila de comida em ação e depois de um lanchinho e muito protetor solar na cara, cartaz na mão, sorriso escancarado e o famoso sinal universal pra carona...dedão e lets go!!! Foram 1hora de espera e  Paula, sua mãe e irmã, gentilíssimas espanholas me levaram até Ciudad Rodrigo. na Espanha. O meu destino previsto era Salamanca, no entanto durante o caminho elas fizeram um ótima propaganda da cidade onde viviam e fiquei curioso.

Depois de 78km, me deixaram na entrada da cidade, pois até então meus planos eram ir pra Salamanca...O que aconteceu foi que sai do carro, tomei um bom gole de água..tava cansado...desde as 5 da manhã que tava de pé e acabei decidindo passar a noite em Ciudad Rodrigo. Só demorei demais pra decidir e tive depois de caminhar 3km até chegar ao centro da cidade.

Hostel
Não encontrei nenhum amigo de couchsurfing inscrito em Ciudad Rodrigo, por isso precisava achar uma lugar seguro pra passar a noite e no dia seguinte seguir viagem...esses eram os planos, mas logo ao entrar de fato na cidade me espantei com a grandiosidade e beleza da muralha que sitiava a cidade histórica e decidi..se estou aqui, acho que posso passar uns 2 dias pra conhecer e assim foi...como minha estratégia de bagagem não foi a melhor, tinha que deixar em um lugar segura as mochilas e assim fui a procura de um hostel...e 1 hora de caminhada depois enfim encontrei..um lugar super bonito, aconchegante e bem junto do rio que descobri ser o point de verão de quem está na Ciudad.


O verão na Europa é muito bom..descobri que todas as cidades e pueblos, nessa época tem festividades que envolvem o turista e o cidadão num misto de dança, teatro e a boa música que alegra o coração de toda a gente.

Ciudad Rodrigo foi assim, fui recebido com um espetáculo musical regional muito bonito,  envolvente e encantador. Ritmos que te fazem querer mexer os pés ou as mãos e que eu viajava de tão maravilhado com a beleza dessa minha aventura e a oportunidade de conhecer e ver coisas tão diferentes da minha realidade.





O dia foi um pouco exaustivo, viajar o dia todo...mas fui brindado com um fim de noite espetacular e feliz por ter decidido passar a noite nessa bela cidade..

Foi divertido ver os padres da cidade cantando com os músicos, dançando e pedindo bis. É porque bem na praça onde acontecia a apresentação musical tinha um seminário.

Ahh..foi aqui que comecei a ouvir falar sobre o JMJ...depois ...até o dia 18 de agosto, era só isso..em todas as cidades que passava, peregrinos jovens de todas as partes do mundo reunidos para se encontrar com o papa..muito bonito ver esse movimento dos jovens e como muitos estão arraigados na fé Cristã..independente da religião...

 Ciudad Rodrigo é encantadora e monumental. Na manhã do dia 06 de agosto comecei a aventura pelas muralhas dessa cidade. Aconselho a todas que tiverem a oportunidade de passear por esse belo lugar. Acredito que com 3 dias consegue-se desfrutar de toda a beleza monumental e histórica da cidade e ainda descansar..eu fiz em 2 dias e foi super divertido.




 
Na época das invasões Napoleónicas essa cidade fortificada foi invadida e depois de uma guerra viram parte do império francês por um bom tempo e por várias partes que s anda pela cidade, museus, teatros ao ar livre, películas históricas, fala se um pouco do que se passou e como foi esse grande combate de aldeões sem preparo algum para guerra contra um exército dito quase infalível. É impressionaste a largura e o tamanho das muralhas.  






 A grandiosidade de Ciudad Rodrigo me deixa anestesiado ...as muralhas são gigantes e se paro pra pensar, que tecnologia possuíam a mais de 700 a mil anos atrás...é realmente impressionante.


Aqui também me deparei com manifestações culturais as mais diversas, oportunidade que nunca vou esquecer e sei que uma característica vai muito me ajudar a reviver esses momentos tão deliciosos que é a minha memória musical..sim ..não sei cantar nada..me arrisco de vez em quando debaixo do chuveiro, mas quando ouço uma música , essa me faz reviver momentos inacreditáveis.

Desses encontros, vi senhoras com indumentarias clássicas espanholas, presenciei um casamento, vi uma apresentação musical e completou meu repertório turísco nesse pequeno e tão distinto pueblo.



















Foi sensacional esse acaso ter me trazido aqui, 2 dias entusiasmantes e cheios de novidades, exausto desses dois intensos dias agora é hora de seguir viagem denovo. Rumo a Salamanca, que segundo uma brasuca que conheci via couchsurfing é a sin city...cidade do pecado...vamos ver ehehehheh

0 comentários:

Postar um comentário