Perdido pela Europa: Salamanca bom demais sô l!!!!!

sábado, 17 de setembro de 2011


Pra entrar no clima da viagem, mais um pouco de música regional...se tiver afim aperta o play e " senta que la vem história" ehhehe


Essa minha aventura tem contrariado tudo o que eu já tinha escutado a respeito de viajar de carona ou auto stop aqui na Europa. Uma dessas histórias comenta que geralmente carros com famílias viajando não param e em Coimbra um parou para mim; carros só com mulheres não param e em Guarda um carro com uma Senhora e duas adolescentes parou para mim e agora pra completar a série em Ciudad Rodrigo, carros luxuosos geralmente não param, e uma Land Rover dessas bem modernas parou para mim.
Conclusão de tudo isso: o geralmente não funciona para mim. A única explicação disso: Deus está no controle de toda essa aventura e ele tem me dado o privilêgio de conhecer pessoas tão especiais, sinceras, open minds que já não sei como agradecer..e agradecer e agradecer...por essa infinita bondade.

Em Ciudad Rodrigo esperei só 1:30 minutos e o Sr. José parou para mim. Foi muito engraçado pelo que ele parou o carro à minha frente e não deu nenhum sinal; não buzinou, não abriu as janelas do carro; só parou e eu fui verificar, todo tímido se era para  mim e depois a confirmação...genial..não tava acreditando, mas era verdade!!

O Sr. josé, um famoso e bem sucedido empresário no ramo de construções em Salamanca, na casa dos 60 anos foi super gentil e como em todos os carros falamos sobre diversos assuntos.

O rico dessa experiência de viajar a auto stop é a diversidade com que você se depara. Conhece-se pessoas de classes sociais completamente diferentes, problemas diferentes, pontos de vista diferentes, vivências diferentes mas uma coisa em comum, não são prisioneiros do medo que o capitalismo tenta impor sobre nós seres humanos ao conhecer pessoas desconhecidas.

É fantástico como se aprende nesse caminho com histórias de vida, com simples exemplos. Chega uma hora que se você para pra pensar, é aquele ditado de Hegel, o filósofo que diz que somos fluídos e que nenhum homem se banha num mesmo rio duas vezes. 

Isso se torna real para mim a cada dia de viagem, pois cada banho, nesse rio de asfalto tem me feito, acredito, um ser humano melhor, uma pessoa mais atenta ao que está ao meu redor, mais sensível e fico fascinado com toda essa mudança, um crescimento e amadurecimento fenomenal.

Quero ver depois, no final de toda essa jornada, como será meu feed back de tudo o que se passou, e como será o novo Daniel. Também não posso esquecer que sempre queremos, queremos, queremos e agora não é hora de querer, porque o que tiver de acontecer será um processo natural, nada forçado...vai ser assim..aconteceu..não acredito...aconteceu..demais!!!!!!ahahehe


 
 A viagem até Salamanca foi muito tranquila e uma aula de liderança onde a palavra chave foi seja o melhor, estude, se esforce, se destaque e faço o que queres fazer de todo o coração e naturalmente o resto se concretiza.

Encontrei meu novo host, Miguel, um joven que logo em seu profile de couchsurfing já era evidente o bom senso de humor e se revelou uma companhia genial durante os 4 dias em Salamanca.

Acontece que Miguel  gosta muito de artes, e estuda a arte do clown ou palhaço e além disso é músico, estuda ciências sociais e está envolvido em diversos projetos como uma rádio comunitária, cursos à distância, voluntariado na Anistia Internacional e acho mais coisa que não tive tempo pra descobrir ehehe. 


 Detalhe descobri todo esse perfil aos poucos, com a convivência desses 4 dias, pois ele é um cara muito simples e discreto. E de uma energia que animou minhas aventuras em Salamanca.

O projeto couchsurfing é genial por isso: você chega num lugar novo, conhece uma pessoa que aposta em você e numa amizade ou num companheirismo, que dispende confiança ao te colocar em casa e o melhor, te oferece a oportunidade de conhecer aquele lugar com os seu olhar local e só depois de tudo isso, e penso é consequência do processo, você tem um lugar seguro pra descançar.

O legal desse projeto, quando o host pode passar um tempo maior com você, descobre-se um novo mundo cheio de surpresas e  recheado de boas gargalhadas.
 

Dessas surpresas, foi um fim de tarde, visita guiada. Sendo o guia: Miguel. O destaque dessa incrível experiência foi a estratégia de como fazer a visita porque não foi daquelas visitas chatas onde a pessoa aponta esse é o lugar tal...aqui viveu fulano de tal...aqui é.....não...sim...foi uma visita emocionante.
 Emocionante, empolgante e muito criativa. Em cada lugar que passavamos existia uma história diferente e divertida, ou cômica, ou trágica, mas algo com vida e que me envolveu de um tanto que creio, vou conseguir lembrar de vários desses lugares somente por causa da emoção que foi gerada através dessa experiência tão singular.

E tudo isso fez de minha estadia em Salamanca algo apaixonante e com aquele gostinho quero mais, mais, só mas um pouquinho........

 

Salamanca é espetacular!! Construções imprescionantes, museus realmente dinâmicos e as pessoas são muito agradáveis...pelo menos as que eu conheci ehheheh


Me diverti de montão e cada dia um programa difrente o que propiciou conhecer a cidade de uma forma lúdica. 



 Nessa viagem fantástica o que encontrei de igrejas em Salamanca foi imprescionante, fiquei a pensar como construiram tão grandes igrejas e tão prõximas uma das outras, e o meu ilustríssimo host com suas brilhantes histórias me contou a guerra na busca por fiéis.

É incrivél quão suntuosas são as igrejas, como  expressam uma grandeza. Uma obra de arte que impõe respeito e admiração a qualquer um que tem a oportunidade de contemplar.
Acontece que em Salamanca existem mais de 4 ordens religiosas e elas competiam entre si no passado e isso nos presenteou com gigantescas igrejas e catedrais onde a única semelhança é o formato em cruz latina, porque dentro de cada uma, um universo totalmente diferente..ahh não posso esquecer dos belíssimos pátios..é aqui também é a cidade dos pátios!! Cada um com uma expressividade diferente e que encanta.



 Foi um banho de cultura que misturava arte, com história, música e o melhor ehehhe saborear comidas diferentes. É, não nego, um dos melhores prazeres dessa terra, a comida! Como é bom comer, mas não comer por comer..saborear, colocar um pouquinho na boca, fechar os olhos e sentir a festa de sabores acontecer, que experiência incrível!!!!

Aqui decidi postar um video de algo que encontrei a primeira vez em Portugal e que é muito legal..se chama Tuna..um grupo musical universitário que canta músicas tradicionais e folclóricas e que é envolvente. Em Salamanca, na Plaza Mayor, agora no verão sempre estão em algum café e cantam e dançam e alegram a tarde de quem por ali está. Aperta o play e veja o quão rico e animada  é essa tradição musical.
Penso que quase todos os meus amigos sabem o quão sou aficcionado por carros antigos. Na verdade toda a minha família respira carros antigo  e é sem exagero..me pai é um brilhante artista , modestia parte, e intitulei-o de "realizador de sonhos", pois sabe aqueles carros antigos, caindo aos pedaços, todos enferrujados...com um trabalho fenomenal  ele os transforma em novas máquinas habilitadas a voltar as ruas e desfilar em grande elegância. E em Salamanca mais um presente, encontrei um museu do carro antigo, mas isso vai ser assunto pra outro post.








 



 E pra finalizar..coloquei um post na comunidade salamantina do couchsurfing e foi demais..sei já repeti não sei quantas vezes foi fantástico, incrível..demais..porém cada dia pra mim é uma nova diversão e os companheiros de cousurfing sabem o que é isso, e ainda mais em Salamanca, cidade universitária que respira festas...eu tinha que conferir ...  e pra finalizar a noite..um tradicional chupito...um drink  e meu amigo me convidou a experimentar o El Diablo Verde ..aiaiaiaiiaiaiaiaiaia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O resultado..depois do chupito, a foto já revela heheheehehhe


Assim, vou me despedindo de Salamanca e pé na estrada ..a aventura ta só começando ...totalmente frenético, alucinante, demais.....obrigado Deus por esse privilégio, conhecer pessoas tão especiais, lugares tão sensacionais e viver !!!!!!


2 comentários:

Miguel Ángel disse...

Encantado de formar parte de este viaje tan increible¡ Las fotos son muy buenas y me alegra que disfrutaras tanto en la ciudad dorada¡

Sylvio Mário Bazote disse...

Um privilégio conhecer esses lugares e provavelmente um prazer conhecer essas pessoas.
Parabéns pela viagem e pela postagem.

Postar um comentário