Aventura recheada de surpresas! Pueblo de La Alberca

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

 

Essa fantástica aventura só me encheu de alegria...e pra fechar com chave minha estadia em SALAMANCA meu host e amigo Miguel me convidou a um passeio inacreditável..conhecer la Alberca, um pequeno pueblo espanhol localizado na Sierra de Francia. Embarque nesse novo dia de aventura e desfrute dessa beleza  que me impressionou.

Para ser mais divertida..coloquei uma música o que completa essa experiência..aperta o play e vamos ...



Pé na estrada...Miguel, sua amiga Virgínia e eu ...e andale andale...empolgado..sim,muito, afinal estava a caminho de descobrir mais um belo lugar, e a Espanha se revela de maneira impressionante nos pueblos. O caminho já era diferente, a paisagem que nos circundava ia mudando...
 

 
A paisagem na estrada era realmente demais!! A transição de vegetação é algo que me impressionou muito! É uma mistura de deserto que se torna uma floresta preservada em certos trechos e deu a sensação como se eu estivesse em um filme. O tempo ia passando, e podia se ver mais de perto a Sierra de Francia, um conjunto de pequenas montanhas que tornavam a paisagem espetacular e davam uma pitada sal diferente em minha grande aventura!!  O sol  era escaldante, mas nem incomodava, tamanha era a expectativa de explorar mais um novo lugar!
Depois de percorrermos quase 80km, chegamos ao pueblo, e já me encantei logo no rimeiro instante com toda a  arquitetura das casinhos no vilarejo, algo primitivo, rústico mas que davam um ar de aconchego e que inspiravam até um ar romântico..imaginem, no inverno ...aquele frio e com uma boa companhia..ahhh

Foi mais um passeio diferente...primeiro encontramos uns amigos do Miguel e da Virginia, pessoal da Anistia Internacional e pra mim foi legal porque tive a oportunidade de compreender melhor o trabalho que essa grande organização realiza em salvaguardar os direitos humanos e é um trabalho árduo, visto que  é feito em sua maioria por voluntários o que exige uma grande disciplina e dedicação.

Numa pequena caminhada de reconhecimento do pueblo fui apresentado a um grande canteiro público, ida que pra mim foi realmente nova, e quehá séculos existe no pueblo. É um grande espaço onde vários moradores tem suas hortas e canteiros de flores. Algo realmente peculiar. E ai encontrei algo rudimentar, mas mas com um fundo ecológico  fenomenal: o sistema público de irragação. Porque numa simples e única valeta, todos os canteiros são regados, ou seja, é um trabalho muito organizado, pois se a pessoa represa a água, todos os outros ficam sem irrigação, o que exige um grande espírito comunitário e é realmente bonito ver como funciona.





Nesse espetacular trajeto ainda tivemos uma aula sobre ervas e plantas medicinais, que o Sr. jesus..um amigo da Anistia Internacional, no passeio pelos canteiros públicos, ensinava nos sobre aquelas plantinhas e gramíneas que encontravamos pelo caminho.

 Seguimos depois pra um belo banho, naquele dia tão escaldante calor, numa das belas piscinas naturais do pueblo. A beleza natural é  imprescionante, algo muito bem preservado entre as montanhas e rodeado por uma densa vegetação verde...



Depois desse maravilhoso dia, uma pausa...chá na Teteria..um espaço tradicional da cidade e realmente divino!!Um bom suco de limão, sanduíches e uma agradavél conversa...como vou sentir saudades disso tudo.



 Como sempre, mais um passei recheado de novas surpresas, paisagens estupendas, comidas deliciosas, mas ta chegando a hora de fazer as malas, Salamanca foi demais..pé na estrada rumo a Valladolid. Espero que estejam saboreando comigo essa grande aventura..






0 comentários:

Postar um comentário